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YOPONDA


Yeye Yponda
É também considerada a Rainha de Ijexá. Tem caminhos com Ode Iboalamo ( seu marido), Logun (seu filho ), Oxaguiã, Ogun Waris ( Ogun ligado ao dourado ).
Suas cores são o azul, o amarelo e  o branco, e aqui o branco teria duas justificativas: a primeira seria por a cidade Yponda ser o local do cemitério real daquela Região, a outra seria porque o branco seria a cor que traria paz para a casa e para o yawo, uma vez que essa Oxum é uma guerreira.
Quando se recolhe o yawo desta santa/orixá, é comum se colocar no dedo da mão esquerda dele uma aliança, a qual deverá permanecer dentro do seu igba pelo resto de sua vida.
um ebó para esta santa/orixá, consiste num omolokun feito de feijão preto que vai para a estrada.
Um dos grandes segredos desta santa em relação aos filhos e os devotos de Ogun Wari é que antes de se arriar qualquer oferenda para ele, deve-se ofertar, antes, este omolokun na estrada e depois e que se faz a oferenda.
No vídeo Yeye Yponda - I, eu falo desta relação, dela com a estrada e, apesar de muitos acharem que ela andaria junto dele seu habitat é nas matas, caçando com Odé e quando discordo da lenda de yeye Yponda cegar Opara, ela na lenda teria sido condenada a ser o olho de Oxum Opara, agora vamos raciocinar: se ele vive nas matas com Odé e Opara vive nas estradas com Ogun, como ela poderia estar sendo os olhos vivendo as duas em habitat diferentes.
A comida votiva desta oxum:
Omolokun, Ipeté, adun, isu, feijão preto, milho com côco, èko, aluá.
o ovo em sua comida representa a fecundação, uma vez que oxum é a deusa da fecundidade e também pela sua cor amarela.
Devo alertar também que o carneiro não seria quizila só para Oya, também é quizila de Oxum como as das outras é o Ipetè e o omolokun, esta comida é feita com feijão fradinho, camarão, azeite de dendê, cebola e ovos. Uma observação que posso estar trazendo aqui para diferenciar Opará e Yponda também seria a quantidade de dendê que vai nessa comida, a de opara é muito regada neste óleo uma vez que ela comeria junto com Ogun.
No vídeo I eu faço uma referência entre as oxuns e as cidades ao longo do Rio de mesmo nome. Mesmo achando que o orixá seria somente um, no vídeo não deu pra falar, porém eu poderia estar comparando as Nossas Senhoras:
Nossas Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Santana, Nossa Senhora de Fátima, ... e tantas outras Nossa Senhoras que seriam apenas uma, a Virgem Maria, aparecendo em várias cidades, países diferentes o que deu a mesma santa várias imagens diferentes, vários fiéis diferentes.
Come cabra, conquem, franga marela, seu pássaro é o adàbà, tipo de pombo com olhos vermelhos, aquele pombo comum sempre é solto em sua oferenda.
Oxum é ¨A wura olu ¨ ( dona do ouro )
Seu dia: sábado
16 é o número de qualidades de Oxuns, porém alguns escritores afirmam que este número está associado não somente as 16 cidades, mas também o número místico de Ifá.
O seu colar teria 16 fios com 16 firmas ou duas ou quatro representando as divindades que com as quais ela tem afinidade.
Sua vestimenta: veste o branco, o azul e o amarelo, sai com um abebe numa mão e uma adaga na outra, aqui eu gostaria de ressaltar que o abebe também é uma arma de guerra que, com o qual, ela usa para cegar os inimigos em suas batalhas.
Oxum é representada em todos nós, filhos de qualquer orixá pelo dendo, pela malícia, pela manha etc, podemos afirmar que todos temos influência de oxum.
O Blog Terradosorixás ( http://terradosorixas.blogspot.com.br/2011/07/qualidades-oxum-yponda.html
Tem a seguinte poistagem:
Yeye Yponda se Apaixona por Ybualamo:
Diz a lenda que Ypondá teria se apaixonado por Odé e ele não a retribuía, um belo dia ela foi consultar Ifá, que a orientou a se banhar no mel e depois rolar nas folhas, para que Odé que só se atraia pelas mulheres das matas, pudesse olhar Oxum com outros olhos. Assim ela o fez, e conseguiu o coração do caçador, porém na hora que Oxum foi tomar banho no rio, Odé viu que se tratava de Oxum, sentindo-se enganado, ele a partir daquele momento vai embora e diz nunca mais comer mel, porém desta paixão, nasce Logunedé, que vive um período com o pai e outro com a mãe.

Ypondá e Ogum

A cidade de Irê sofria constantemente ataques dos inimigos de Ogun, porém o grande deus sempre os vencia, mas Ogun ficava pensando que nem sempre poderia estar lá para proteger a cidade, afinal o orixá sempre saia para as guerras, então ouviu ele que em uma cidade próxima, existia uma mulher que era uma grande estrategista, famosa por ser guerreira e acima de tudo politica. Então Ogum mandou buscar Ypondá e com ela firmou um acordo, que se ela ajudasse o a proteger Irê, dividiria com ela o domínio sobre as estradas, e assim foi, Ypondá vive com Ogun nas estradas, protegendo os caminhos, os dois orixás se completam, ode Oxum orienta Ogun nas decisões.
 
Roupas e Aparamentas
Ypondá veste branco, podendo também colocar um pouco de dourado. Usamos essa cor pois devido a qualidade ser guerreira, o branco a acalma, além do branco significar eternidade e paz. Em suas aparamentas podemos usar também símbolos de caça, devido a sua ligação com Odé, como o pavão ou o faisão. Usa Abebé, símbolo de beleza e também a ofangi, espada. Em alguns axé usa um ofá em forma de coração com uma cobra enrolada, símbolo da caça e da sabedoria.

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